No dia 29 de maio de 2025, nos turnos da manhã e da tarde, alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental 1 fizeram uma atividade muito especial sobre POVOS ORIGINÁRIOS E O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Coordenados pelas Professoras Fátima, Gabriela, Rosa Franco e Elaine Varela, esses alunos tiveram como público seus colegas de 2ºs e 3ºs anos.
Conforme relata a Professora Fátima, “no mês de abril, realizamos uma atividade pedagógica significativa com os alunos dos 4º e 5 º anos, turmas A e C, em comemoração ao Dia dos Povos Originários (19 de abril) e ao Descobrimento do Brasil (22 de abril). Sob a minha orientação e das professoras Gabriela, Rosa Franco e Elaine, os alunos desenvolveram uma apresentação artística e cultural com o objetivo de refletir sobre o encontro entre os portugueses e os povos originários e as consequências desse marco na história do nosso país.
Durante a prática, os alunos foram envolvidos em momentos de pesquisa e ensaios, valorizando os saberes dos povos indígenas e promovendo a conscientização sobre sua importância histórica e cultural. A atividade foi realizada de forma colaborativa, incentivando o trabalho em equipe, a escuta e o respeito entre os colegas.
A atividade se deu com a apresentação para as demais turmas, onde os alunos demonstraram empenho, sensibilidade e aprendizado.”, concluiu a Professora Fátima.
Para as Professoras que coordenaram a atividade, ela teve um impacto muito positivo no desenvolvimento dos alunos. Eles não apenas ampliaram seus conhecimentos sobre os povos originários e os fatos históricos relacionados ao Descobrimento do Brasil, como também aprimoraram habilidades socioemocionais, como cooperação, empatia, expressão artística e autoconfiança.
Além disso, a exposição especial montada sobre os Povos Originários (que também está na galeria de fotografias que acompanha esta matéria) foi um verdadeiro sucesso, despertando grande interesse entre os alunos e contribuindo para um ambiente de aprendizado mais significativo. A participação ativa de todos fortaleceu a construção coletiva do conhecimento.
Sobre a importância da atividade na formação dos alunos, a atividade desenvolvida teve grande relevância na formação integral dos alunos que participaram. Mais do que aprender sobre datas comemorativas e fatos históricos, os alunos foram incentivados a refletir sobre a formação do povo brasileiro, reconhecendo a importância dos povos indígenas na construção da nossa identidade cultural.
Essa vivência proporcionou o desenvolvimento de competências fundamentais, como o respeito à diversidade, o pensamento crítico, a valorização da cultura e da história dos povos originários, além da capacidade de trabalhar em grupo.
A apresentação sobre povos originários e descobrimento do Brasil representou uma rica oportunidade de aprendizado significativo, pois, por meio de pesquisa, das apresentações e da exposição, os alunos puderam se aprofundar em temas históricos e culturais relevantes, ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades essenciais para a vida em sociedade, como o respeito, a cooperação e a valorização da diversidade. Também reforçaram o papel da escola como espaço de formação integral.
Aprender sobre temas históricos e culturais marcantes, sobre os símbolos da Pátria – dentre eles, o Hino Nacional, que é cantado semanalmente pelos alunos Escola - e expressar o amor ao Brasil nesses e em outros momentos, é preservar a identidade do nosso país e dos brasileiros. É essa identidade que garante a soberania da Nação.
Parabéns a todos os participantes!
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL
Profa. Rosa Beloto