ÁREA
RESTRITA

Técnicas de leitura e produção de textos no Ensino Fundamental 1? No Colégio Estrela Sírius tem!

14/05/2025
Técnicas de leitura e produção de textos no Ensino Fundamental 1?  No Colégio Estrela Sírius tem! - Colégio Estrela Sirius. São Paulo, SP


       A legislação educacional que passou a vigorar a partir deste ano letivo de 2025, em especial a RESOLUÇÃO SEDUC - 85, de 31 de outubro de 2024, trouxe muitos benefícios à formação alunos já no Ensino Fundamental – 1: anos iniciais (do 1º ao 5º anos)  e 2ºs anos finais (do 6º ao 9º anos), além do aumento da duração das aulas, que passaram a ter 50 minutos cada.

     A Resolução citada trouxe uma medida muito positiva para o segmento, em especial para o Fundamental 1, determinando que, além das disciplinas do Ciclo Básico ministradas pelas professoras titulares de cada turma (também chamadas “polivalentes”), a Escola oferecesse aulas ministradas por especialistas dentro dos componentes do Currículo Básico ou como componente curricular independente, quer no ciclo básico comum, quer na base diversificada da sua grade. Esses professores especialistas formam o corpo docente de professores chamados de “aulistas”.

     Uma das disciplinas implantadas no ano letivo de 2025 graças a essa legislação foi a de Técnicas de Redação e Leitura, oferecida aos alunos do 2º aos 5º anos e ministrada pela Professora Especialista Cristina Regina Gobbato, que também ministra Redação, Gramática e Literatura para o Fundamental 2 do Colégio.

     Nessa disciplina, destaca-se o ensino de produção e de leitura de textos (LETRAMENTO) imediatamente após a alfabetização da criança. Dosado conforme cada ano escolar do Fundamental 1, já a partir do 2º ano, o aluno aprende a  produzir pequenos textos (que vão aumentando de extensão a cada ano) adequados aos propósitos comunicativos, ou seja, a criança já se apropria da escrita  com a finalidade de interagir e agir em diversos contextos sociais, organizando as ideias de forma clara e coerente, produzindo textos (mensagens) de diferentes tipologias, gêneros em prosa e em versos, estilos etc, tudo isso também voltado à leitura e também incorporando a linguagem artística. 

     Exemplo disso, ocorreu já no primeiro mês de aulas do ano letivo de 2025, conforme conta a Professora Cristina:

     “Os alunos de todos os anos do Fundamental 1  receberam uma flor de papel e cada um escolheu a cor preferida para ela (para pintá-la). Então a colaram no caderno e fizeram um cenário para contextualizar a flor. Após a parte artística e seguindo as orientações recebidas em aulas anteriores sobre pontuação, título, parágrafo, recuo etc., os alunos produziram o seu texto descrevendo a cena.

     O resultado superou as expectativas, pois os alunos utilizaram os conteúdos adquiridos, apresentados e discutidos durante as aulas de redação. 

     Com certeza, o aprendizado sobre Descrição ocorreu, pois conseguiram colocá-la em prática com correção. “O resultado foi muito satisfatório”, concluiu a Profa. Cristina.

     Conforme anteriormente citado, cada turma do Fundamental 1 realizou a atividade conforme o que já haviam aprendido, ou seja, de acordo com o ano em que estão estudando.

     Ressalta-se a importância que essa atividade sobre descrição teve quanto ao que também ensinou sobre pontuação, título, parágrafo, recuo etc, mostrando que além de ainda existirem, são imprescindíveis na elaboração de textos. Por exemplo, ainda é norma o recuo para marcar o início de um parágrafo, a presença de um título num texto e a diferença entre tema/título, como são importantes os sinais de pontuação...

     A melhor notícia: se desde o início do Fundamental 1, os alunos já estão aprendendo as técnicas de leitura e de produção de textos, imaginem como o desempenho deles será primoroso quando chegarem ao Fundamental 2 e ao Ensino Médio!

     Parabéns à Profa. Cristina, à Coordenadora Regina que tanto apreciou as mudanças positivas trazidas pela nova legislação, pela nova grade curricular e pela nova grade horária, que tem mantido os alunos um pouco mais na Escola. Não se pode esquecer do investimento feito pela Escola na implantação de todos esses benefícios, daí o agradecimento à Direção.

     Criança mais tempo na Escola é criança fora da rua, fora do uso indevido dos celulares. É criança protegida, aprendendo, desenvolvendo suas competências e habilidades, evoluindo e caminhando rumo ao sucesso como profissional, como cidadão e como indivíduo!

 

 

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

Profa. Rosa Beloto



Abrir o link


Últimas Notícias

veja mais
Voltar
desenvolvido por Gerenciamento de Conteúdo