A Professora Daniele Vitório, recém-chegada ao Colégio Estrela Sírius, além de um currículo que mostra sua sólida formação e sua experiência docente nas áreas de Letras e de Artes (inclusive realizando trabalhos em Arteterapia), tem se mostrado muito versátil como professora de Artes em todas as turmas do Fundamental 2 e nos 1ºs e 2º ano do Ensino Médio, bem como nas propostas de trabalhos extraclasses. O Colégio Estrela Sírius, a partir de agora, tem uma dupla de excelência no ensino de Artes: a Professora Elaine Varella, que há muito ministra a disciplina no Ensino Fundamental 1, e a Professora Dani Vitório no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio!
Prova da versatilidade da nova professora foi o trabalho realizado por ela no Projeto Travessia do Ensino Fundamental 2/2025 (leia em https://www.estrelasirius.com.br/Noticias.aspx?articleId=1501) e a 1ª Exposição de Artes, coordenada por ela e realizada pelos alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio: a Exposição Conexões.
Segundo a Professora Dani Vitório, a exposição passou pelo seguinte processo:
“Os alunos receberam um tema a ser trabalhado e usaram sua criatividade para sua realização. A base de todos os trabalhos foi a utilização de materiais recicláveis, trazendo à tona a importância de se cuidar do meio ambiente.
- Os alunos do 6º ano trabalharam o papelão com os tijolos da arte, fazendo uma alusão às pinturas rupestres;
- A turma do 7º ano fez esculturas de bonecos relacionadas a bonecos teatrais;
- O 8º ano usou a obra “Moça com brinco de pérola”, pintura do artista neerlandês Johannes Vermeer, de 1665, como referência para suas criações;
- A turma do 9º ano criou colagens e brinquedos com materiais recicláveis. Conseguiram transformar essas criações em esculturas e artes visuais;
- Os primeiros anos do Médio relacionaram a arte abstrata e contemporânea com a arte em mural e esculturas, e
- A turma do 2º Médio recriou as arquiteturas góticas com os dioramas Góticos. As obras contemporâneas dialogam com as clássicas, desafiando as fronteiras do tempo e do espaço. Aqui, a Arte não é apenas uma forma de expressão, mas um meio de comunicação que transcende barreiras linguísticas e culturais.
Quando os trabalhos ficaram prontos, todos os alunos montaram a exposição juntos. Cada turma se envolveu de alguma forma na montagem e a participação nesse processo da exposição foi bem recompensador para todos os envolvidos.
A exposição teve o seu tema e todos os objetivos propostos alcançados: conexão entre as obras, conexão entre os alunos de cada turma e conexão entre turmas”, concluiu a Professora Dani.
Walter Benjamin, em sua obra A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, aborda que a obra de arte autêntica é aquela dotada de “aura”: no momento da criação, seu criador coloca nela uma parte de sua alma, ingrediente que faz com que outros seres humanos a contemplem e se liguem a ela por algum tipo de atração até inexplicável. Essa atração é a “aura” do artista que se encontra com a “aura” (alma) do seu receptor no momento de sua contemplação.
A criação e a exposição de uma obra de arte, então, possui dois momentos de suma importância: o da criação, em que o criador coloca sua “aura” no que faz e a exposição, momento em que a “aura” do artista atrai a “aura” do receptor, encantando-o.
Assim sendo, o que se espera é que os alunos do Colégio Estrela Sírius passem a ter neste ano a oportunidade de exercitarem esses dois momentos e que sempre “se encontrem” por meio da Arte autêntica que venham a criar.
A Exposição Conexões teve início no dia 17 de março de 2025 e pode ser apreciada no Colégio Estrela Sírius na Galeria de Artes Sírius, que fica no andar térreo.
A Coordenação Pedagógica Geral
Professora Rosa Beloto