ÁREA
RESTRITA

Travessia Fundamental 2 /2025: registro de importante mudança de ciclo escolar para os alunos dos 6ºs anos!

19/03/2025
Travessia Fundamental 2 /2025: registro de importante mudança de ciclo escolar para os alunos dos 6ºs anos! - Colégio Estrela Sirius. São Paulo, SP


No dia 15 de março de 2025, sábado pela manhã, após dois meses e meio já experimentando um novo segmento, os alunos dos 6ºs anos do Colégio Estrela Sírius estiveram na Escola para realizarem atividades que marcam oficialmente essa evolução na sua trajetória escolar: em dezembro de 2025, eles concluíram o Ensino Fundamental 1 e, neste ano, já iniciaram o Ensino Fundamental 2! Essas atividades marcantes, por tudo isso, compõem e recebem o nome de PROJETO TRAVESSIA.

 

     A Coordenadora Pedagógica Geral, a Profa. Rosa Beloto, fez a abertura das atividades da Travessia do Fundamental 2 / 2025, lembrando aos alunos presentes as mudanças por que passarão a partir deste ano, com várias disciplinas ministradas por vários professores, passando por mudanças físicas, mudando também atitudes, deixando aos poucos a fase infantil rumo à adolescência, crescendo enfim! O mais importante: que continuarão recebendo de todos da Escola muito amor, dedicação e uma formação de excelência que farão deles profissionais competentes, cidadãos atuantes e – principalmente – pessoas do bem!

 

     A Travessia do Fundamental 2 deste ano contou com a participação dos Professores: Arthur Patti, de Ciências, Dani Vitório, de Artes, Paulo Coelho Junior, de Educação Física, Silze Mehes, de Informática e que também fotografou o evento, da Profa. Carla Fortunado, assistente de Coordenação, da Profa. Vera Coelho, Coordenadora do Ensino Fundamental 2 e os colaboradores Francisca, Márcia e Sr. Edílson.

 

      Após a abertura, as atividades tiveram início e os alunos foram divididos em grupos, sendo que todos realizaram as atividades a seguir no decorrer da manhã:

 

  1. Atividade Mural da Arte, sob a coordenação da Profa. Daniele Vitório:

     Os alunos foram convidados a criar suas próprias tintas com especiarias. A ideia foi o retorno à Arte Rupestre, o começo do desenvolvimento na forma de se expressar.

 

     Além da beleza visual, o aroma das obras também chamou a atenção ao se aproximar dos trabalhos: foi possível sentir o cheiro de cada tinta. Isso foi um convite para trabalhar as várias sensações. Ao tocar a obra, foi possível sentir a textura dos pigmentos.

 

     Os alunos receberam os materiais: canela, açafrão, colorau e algumas anilinas, que foram misturados com água. O cheiro das especiarias encantou as crianças. Eles pintaram em um papel canson diretamente, sem nenhum desenho antes.

 

     Os resultados da atividade foram bem interessantes e foi possível observar os alunos sem medo de testar e brincar. Criar a ideia do experienciar é importante para eles, pois estão em fase de amadurecimento. A criatividade é uma das formas de melhorar o desenvolvimento cognitivo e, claro, social. Durante a atividade, eles conversaram e viram os trabalhos dos colegas.

 

     Segundo o relato da Professora Dani, “a importância da atividade na formação dos participantes se deu pelo fato deles serem capazes de criar.  O momento começa com a criação da tinta, o desenvolvimento do desenho e depois a finalização. Pedagogicamente, na atividade foi feito o básico: começo, meio e fim.

 

     O melhor de tudo: os alunos gostaram muito do resultado. Fizeram mais de um trabalho: um para levar para casa e outro para deixar na escola. Ao se envolverem em uma atividade com começo, meio e fim, adquiriam segurança para fazer obras artísticas não só nas aulas de Arte, mas em todo desenvolvimento acadêmico”, concluiu a Professora Dani Vitório;

 

  1. Atividade no Laboratório de Ciências, sob a coordenação do Professor Arthur Patti Rodrigues:

 

     Uma atividade muito envolvente em que os alunos aprenderam sobre densidade e reações químicas elaborarão uma lâmpada de Lava.

 

     O resultado foi um experimento cheio de cores, com muito movimento, onde pode se enxergar toda a teoria estudada.

Para o Professor Arthur, “a importância da atividade, como sempre, foi o melhor entendimento dos conteúdos pelos alunos através de experimentos práticos, pois é na prática que são absorvidos com mais facilidade os conhecimentos adquiridos. Além disso, a atividade foi tão apreciada pelos alunos que eles ficaram interessados nos próximos conteúdos que estudarão ao longo do 6º ano!”, finalizou o Professor Arthur.

 

  1. Atividade - Práticas Esportivas. A terceira atividade realizada foi a coordenada pelo Professor Paulo Coelho Junior, o Professor Jr ou Paulinho, de Educação Física da turma: a prática de esportes, com competições entre os grupos.

 

     Não há dúvidas sobre os benefícios para o corpo e para a mente do ser humano decorrentes das práticas esportivas. Há, no entanto, outros, como a interação, a prática de trabalho em equipe, organização, planejamento, disciplinas e outras competências e habilidades tão importantes na formação de crianças e de jovens para a futura vida profissional, social e para que se tornem pessoas solidárias, empáticas, unidas aos seus semelhantes.

 

     Para simbolizar o poder das atividades esportivas, não apenas na Travessia do Fundamental 2, mas também na vida, os alunos participantes delas e das demais realizadas receberam presentes: um doce, simbolizando o carinho que todos têm por eles, e uma linda bola, objeto do qual eles tanto gostam.

 

     A Travessia foi um sucesso e isso pode ser constatado na galeria de fotografias que acompanha esta matéria. Parabéns a todos os que realizaram e aos que participaram desse marco de evolução escolar na vida desses nossos amores!

 

 

A Coordenação Pedagógica Geral

Profa. Rosa Beloto



Abrir o link


Últimas Notícias

veja mais
Voltar
desenvolvido por Gerenciamento de Conteúdo