ÁREA
RESTRITA

POESIA, fruta doce e gostosa!

16/05/2025
POESIA, fruta doce e gostosa! - Colégio Estrela Sirius. São Paulo, SP


         Desde o início de sua vida no planeta Terra, o ser humano mostrou que era uma espécie diferente de ser vivo: dotado de inteligência, quando não conseguia se adaptar ao meio ambiente, ele o modificava. Desde o início também mostrou que não conseguia viver sozinho, que era um “ser social”. No convívio com outros de sua espécie, sentiu necessidade de comunicar suas experiências, seu conhecimento, seus sentimentos, suas ideias, sua visão de mundo e, para tanto, inventou um meio de expressão de tudo isso: a linguagem.

     A princípio, o ser humano se comunicava desenhando e pintando imagens nas cavernas, e por meio de gestos, de expressões faciais e corporais. Depois, passou a expressar seu culto às divindades e criou a Música. Todos esses meios de expressão se dão pela chamada linguagem não verbal.

     Algum tempo depois, atribuiu significados aos sons que pronuncia, criando a linguagem oral (a fala). Mas foi quando criou a linguagem escrita e passou a documentar os fatos, as experiências e os conhecimentos já adquiridos é que a humanidade deu início a sua “verdadeira História”. A linguagem oral e a escrita são as chamadas linguagens verbais.

     Toda a tradição e todos os conhecimentos transmitidos pela linguagem por gerações recebe o nome de Cultura segundo a Antropologia.

     Quem pensa que a história da linguagem termina aqui, engana-se. O ser humano, usando sua inteligência e sua criatividade evoluiu e conseguiu inventar uma linguagem especial, misto da linguagem verbal e da não verbal: a POESIA, pois, se ela é feita em linguagem escrita (linguagem verbal), também possui elementos artísticos como, por exemplo, a Música (linguagem não verbal). A Poesia é a ARTE da palavra, ou seja, é produto de uma seleção e de uma combinação especial de palavras que resultam numa mensagem incomum, dotada de significados novos, com ritmo e efeitos sonoros e com uma perfeita liberdade de expressão.

     Muitos séculos após a invenção da linguagem, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental 1 do Colégio Estrela Sírius realizaram uma “saborosa” atividade envolvendo a POESIA. Denominada Poesia é Fruta Doce e Gostosa e promovida pela Profa. Viviane Barrinha, a atividade, segundo a própria Profa. Vivi (como é carinhosamente chamada), teve como objetivo principal explorar o gênero textual poesia, trabalhando de forma lúdica e significativa com os alunos dos 3ºs anos.      

     Durante a atividade, abordamos os principais elementos estruturais da poesia, como versos, estrofes e rimas, por meio de leitura, escuta e produção de textos poéticos. As crianças foram incentivadas a ouvir e ler diferentes poemas relacionados ao universo das frutas e, em seguida, elaboraram suas próprias poesias, expressando criatividade e sensibilidade. Como parte da vivência prática e sensorial, realizamos uma grande degustação de diversas frutas. Essa etapa foi muito significativa, pois muitos alunos experimentaram sabores novos, ampliando seu repertório alimentar e associando o prazer da leitura poética à experiência gustativa.

     Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento da leitura, escrita, oralidade e expressão artística, além de promover o conhecimento sobre a alimentação saudável. Ao relacionar poesia e frutas, os alunos puderam perceber a arte presente nas palavras e nos sabores, desenvolvendo o senso crítico, a criatividade e o prazer pela leitura. Também fortaleceu os vínculos afetivos entre os colegas e professores, por meio de uma vivência coletiva rica e prazerosa.

     A atividade Poesia é Fruta Doce e Gostosa foi extremamente enriquecedora e atingiu seus objetivos de forma leve e envolvente. Os alunos participaram com entusiasmo, ampliaram seus conhecimentos sobre poesia e alimentação saudável, e vivenciaram momentos significativos de aprendizagem. O sucesso da atividade reforça a importância de práticas pedagógicas integradoras, que despertam o interesse e o envolvimento ativo das crianças no processo de aprendizagem”, conclui a Professora.

     As poesias elaboradas pelos alunos foram expostas no andar térreo da Escola para que fossem apreciadas por todos. Vejam na Galeria de Fotos que acompanha esta matéria.

     A atividade “alimentou” plenamente os alunos: as frutas alimentaram o corpo, a matéria, e a poesia, como toda expressão artística, alimentou a alma dos que dela participaram.

     Parabéns aos poetas e às poetisas mirins, à Profa. Vivi e a todos os envolvidos!

 

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

Profa. Rosa Beloto



Abrir o link


Últimas Notícias

veja mais
Voltar
desenvolvido por Gerenciamento de Conteúdo