Nos 51 anos de existência do Colégio Estrela Sírius, tornou-se tradição a participação de seus alunos em Olimpíadas e, melhor, a conquista de medalhas por eles nessas competições que em muito aprimoram sua formação.
São muitas as medalhas de ouro, de prata, de bronze e menções honrosas recebidas pelos alunos do Sírius participantes de Olimpíadas de Matemática-OBMEP, de Astronomia e Astronáutica-OBA, de Ciências, de Robótica -OBR etc ao longo dos últimos anos, tanto que, neste ano, a Escola priorizou essa participação, motivando-os e até oferecendo cursos preparatórios que aprimorem seu desempenho não apenas nas Olimpíadas, mas em outros concursos e exames, como o ENEM e os vestibulares no caso dos alunos do Ensino Médio, por exemplo. Os alunos que conquistaram medalhas olímpicas em 2024 estão em destaque na página inicial do site do Colégio.
No início deste ano, a Professora Juliana Mouta, de Robótica Educacional, recebeu a notícia de que mais medalhas haviam sido ganhas em 2024: as de seus alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR . Os vencedores:
SOFIA G. LOPEZ DE COELHO – MEDALHA DE OURO;
ANA BEATRIZ LIMA BOMBARDA – MEDALHA DE PRATA;
DANIEL MAIA RIGHETTI – MEDALHA DE BRONZE;
MARIA EDUARDA SOUZA DA LUZ – MEDALHA DE BRONZE;
MIGUEL BARSOTTI M. DA SILVA – MEDALHA DE BRONZE;
VICTOR SALAZAR SILVA – MEDALHA DE BRONZE.
O objetivo principal da Olimpíada Brasileira de Robótica é a Robótica além da Robótica, é transformar a Robótica Educacional em um tema acessível e estimulante dentro da sala de aula – descobrindo novos jovens talentos e atualizando o processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
O Colégio Estrela Sírius oferece a disciplina de Robótica Educacional aos alunos do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental 1 e do Ensino Fundamental 2, nos 6ºs e 7ºs anos, tendo, inclusive, uma sala ambiente (Sala de Robótica) especialmente destinada à disciplina, que é uma das preferidas dos alunos. Na Galeria que acompanha esta matéria, há fotografias da Sala de Robótica e dos medalhistas da OBR 2024.
Que venha, então, a OBR 2025 e que ela revele novos talentos da Robótica que fazem parte do corpo discente do Colégio Estrela Sírius.
Parabéns aos medalhistas e à Profa. Juliana Mouta pela importante conquista!
A Coordenação Pedagógica Geral
Profa. Rosa Beloto