A Poesia é uma linguagem artística e, por meio dela, conseguimos “dizer o indizível”, ou seja, o que não podemos, o que não queremos, ou o que não sabemos como dizer expolícita e diretamente. A Poesia transforma os signos linguísticos com os quais nos comunicamos socialmente em um novo código em que as palavras adquirem novos significados, em que elas são especialmente selecionadas e combinadas para resultar em efeitos sonoros belíssimos, em ambiguidades, em uma pluralidade de sentidos, em que o rompimento com as normas gramaticais se faz de maneira proposital e significativa. A Poesia, assim, é a expressão máxima da liberdade!
Enquanto uma modalidade artística (a Arte da Palavra), a Poesia se relaciona, se complementa e se aproxima de todas as demais modalidades artísticas, em especial com a Música, quando apresenta a produção de efeitos sonoros, com a Dança (o dizer com o corpo), com a Pintura e o Desenho, quando os signos se tornam ícones (imagens) daquilo que representam, como acontece nos poemas concretistas.
Coordenado pelas Professoras Cíndia Patti e Cristina Gobbato, no dia 31 de outubro de 2024, os alunos de todas as turmas do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, com exceção dos 9ºs anos, realizaram o Sarau Poético Estrela Sírius 2024.
A primeira apresentação foi da Coordenadora Pedagógica Geral, Profa. Rosa Maria M. Beloto, que também é poetisa premiada em concursos realizados em Paris e Portugual: nela, a Profa. Rosa leu uma metalinguística, uma Poesia sobre Poesia – A Poesia é a expressão máxima da liberdade – e uma de suas poesias premiadas: Mistura Perfeita.
Em seguida, os alunos se apresentaram em grupo e todos tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar os poemas de Camões, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Gonçalves Dias, Castro Alves, dentre outros que desempenharam um papel importante na Arte e na Cultura na sociedade da época em que viveram e que se destacam até os nossos dias.
As Professoras Cíndia e Cristina, que organizaram e fizeram a apresentação do Sarau, procuraram torná-lo semelhante aos saraus do século XIX, que eram a coqueluche, o pretexto de encontros sociais importantes, com apresentações musicais e de outras modalidades artísticas além das poesias declamadas ao longo de cada encontro. Elas também opinaramn sobre o Sarau Estrela Sírius 2024:
“No sarau, a imaginação é livre para expressar seus sentimentos e celebrar a criatividade.
Os alunos pesquisaram poemas e também receberam poemas para serem declamados. Formamos grupos para cada poema escolhido, compartilhando e exaltando as obras dos poetas mencionados.
Em um ambiente descontraído e colaborativo, os alunos cantaram, declamaram poemas e também apresentaram músicas e danças”, comentou a Profa. Cristina.
“Além dos alunos, o sarau envolveu as Coordenações, os professores – que também atuaram como jurados – e colaboradores, proporcionando a interação e a comunicação entre os participantes”, lembra a Profa. Cíndia.
A manhã e a tarde do dia 31 de outubro de 2024 foram de intensa luz já que reuniu as linguagens capazes de “atingirem o céu”, a realidade além da vida, as energias mais fortes do universo, daí terem sido mágicas!
Mas por que os 9ºs anos não participaram do sarau apresentando poesias?
Porque enquanto as demais turmas se apresentaram no Sarau, os 9ºs anos, coordenados pelas mesmas professoras, prepararam uma apresentação de obra literária de gênero narrativo adaptada ao gênero dramático: Alice no País das Maravilhas!
No dia 13 de novembro de 2024, às 13h30min, os alunos do 9°Ano A e do 9º Ano C apresentaram para as demais turmas, aos professores, às coordenadoreas e aos colaboradores, a peça Alice no País das Maravilhas, que originalmente é a obra narrativa infantil mais conhecida do autor inglês Charles Lutwidge Dodgson (pseudônimo de Lewis Carroll), publicada a 4 de julho de 1865. Na vida do autor, o livro rendeu cerca de 180 mil cópias e foi traduzida para mais de 125 línguas e, só na Língua Inglesa, teve mais de 100 edições.
Além das dramatizações, o professor César Rodrigues apresentou uma análise sobre as diversas interpretações possíveis da obra, com especial ênfase em uma leitura simbólica fundamentada na Psicanálise e na Filosofia. Em sua abordagem, destacou como a jornada de Alice em busca do coelho pode ser compreendida como uma metáfora do processo de crescimento humano, evidenciando os desafios próprios da adolescência, os estranhamentos característicos dessa etapa da vida e as ambivalências que emergem ao nos depararmos com novas experiências e descobertas. Uma importante e bela abordagem!
A Professora Cristina lembrou que: “Teatralizar obras literárias contribui com as aulas de Literatura , pois ao encenar, o aluno tem de ler e entender a obra. O objetivo dessa atividade foi proporcionar aos discentes o estudo dirigido da obra, avaliando-a quanto às condutas critica, psicológicas e literárias. Ademais, oferecer repertório para a elaboração da resenha critica do 4° Bimestre de 2024, que foi realizada no dia seguinte.
O resultado das produções superou as expectativas, além de ficar notório o empenho dedicado ao projeto da parte dos alunos. Parabéns a todos os envolvidos!
A Coordenação Pedagógica Geral