Um dos temas transversais presentes na BNCC-Base Nacional Comum Curricular é a Educação Financeira, que ensina os estudantes a respeito da importância do planejamento para que possam estabelecer uma relação equilibrada com o dinheiro e decidir acertadamente sobre finanças e consumo. Aprender a POUPAR, por exemplo, é uma das principais competências a serem aprendidas nesses estudos, que também envolverão o desenvolvimento de habilidades relacionadas a outras competências na formação intregral dos estudantes, como as competências socioemocionais.
O Projeto Educação Financeira desenvolvido nos 4ºs anos do Ensino Fundamental 1, como considera a Coordenadora Regina Almeida, “tem como foco a Educação Financeira, que é fundamental para o processo de vida! Ela não só propõe cálculos como também envolve a formação de valores, contrapõe visões de mundo e modos de vida, como, por exemplo, não se influenciar por propagandas, respeitar o outro e a si mesmo, e valorizar o coletivo.
O objetivo principal do Projeto é que o aluno aprenda desde cedo a se planejar financeiramente e crie uma boa relação com suas próprias finanças. Esses conhecimentos tornarão os alunos mais capazes de fazer escolhas conscientes, aprender a economizar e planejar o futuro para ter seus sonhos realizados.
Outra proposta importante é possibilitar a compreensão dos princípios do consumo consciente, da poupança e do planejamento da vida financeira por meio da apropriação de noções de Matemática e conceitos interdisciplinares a partir de temas e atividades práticas.
No decorrer do semestre, os conteúdos reunirão situações interessantes que possibilitarão aos alunos o desenvolvimento do raciocínio crítico, aplicado em propostas de cálculos matemáticos, competências socioemocionais e ainda de interações sociais.
Para os alunos e familiares, esses conhecimentos farão diferença, tanto no presente quanto na construção da vida futura, já que os estudantes serão capazes de fazer escolhas conscientes, aprenderão a economizar e planejar o futuro.
Como ensiná-los a ter autocontrole, identificando o que é prioridade? Como lidar com o dinheiro obtido, os gastos que fazemos e as perdas involuntárias em situações normais da vida? Para essas e outras respostas, partimos da realidade do aluno, conhecemos seus hábitos de consumo, de poupança e de reutilização de objetos, bem como de situações que demandam decisões relacionadas às práticas financeiras, ou seja, que envolvam o dinheiro”, conclui a Profª. Regina.
O Projeto Educação Financeira desenvolvido no Colégio tem deixado os alunos e suas famílias muito satisfeitos, principalmente porque está percorrendo um trajeto que vai na contramão do consumismo exagerado e, por isso, desequilibrado, da falta de sustentabilidade, do materialismo vicioso e, principalmente, porque ensina os estudantes a discernirem o que tem preço e o que realmente tem valor na vida! Planejar a realização de sonhos, priorizar o que é valioso de verdade.
Esse é certamente mais um diferencial de excelência oferecido pelo Colégio na formação de seus estudantes!
A Coordenação Pedagógica Geral