Desde que passou a habitar o planeta Terra, o ser humano mostrou que era dotado de algo que o diferenciava de outras espécies animais: graças à sua inteligência e diferentemente às demais espécies, o ser humano, quando não conseguia se adaptar ao meio ambiente, ele o modificava para se adaptar a ele e sobreviver. Exemplo disso são os habitantes dos polos que, para sobreviver ao frio intenso, constroem casas feitas com o único material – o gelo - existente no local: seus iglus!
Desde o início de sua vida no planeta o ser humano também se caracterizou como um “ser social”, ou seja, ele é um ser que vive em grupos. Como tal, foi a inteligência humana que também satisfez uma necessidade humana em sua vida com outros de sua espécie: o desejo de expressar suas ideias, seus sentimentos, suas experiências, sua visão de mundo, enfim, o desejo de se comunicar com os outros fez com que o homem criasse a LINGUAGEM. Primeiro, o ser humano inventou a linguagem não verbal (desenhos nas cavernas, mímicas, expressões faciais, gestos), depois combinou sons e/ou letras dotados de significação inventando a linguagem verbal ou Língua – oral e/ou escrita. Com a invenção da escrita foi possível registrar os fatos ocorridos com a humanidade e dar início à História e passar as experiências por meio da linguagem às gerações seguintes, o que a Antropologia chama de Cultura.
Mas na vida da espécie humana aparecem outros interlocutores além de seres humanos: suge as divindades, várias (politeísmo) ou um único Deus (monoteísmo), não importa. E para se comunicar com suas divindades, o ser humano criou uma linguagem não verbal que alcançasse os céus: a Música!
E foi para contar como a Música evoluiu de sua origem até a atualidade, como ela se caracteriza nas diferentes épocas e lugares, os instrumentos que a produzem, seus diferentes ritmos e gêneros foi que a Professora Cristina Regina Gobbato desenvolveu com seus alunos do Ensino Fundamental 2 um maravilhoso Projeto: o “Projeto 1º Festival de Música do Colégio Estrela Sírius”.
Segundo a Professora Cristina, “a proposta do projeto é de resgatar a Música em todos os contextos. Pensando nisso, tivemos a ideia do 1° festival que envolve alunos, professores e ex alunos com o objetivo de resgatarmos a importância música para as pessoas. A presente proposta tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas dentro do projeto desde a música na Pré- História, Roma, Índia, África etc, incluindo os instrumentos musicais como a Cítara, a Harpa; seguindo para o Brasil e seu Descobrimento, Semana de Arte Moderna, os Festivais, Rock in Rio, Lollapalozza, meios de comunicação, temas de novelas, gêneros musicais, a importância dos musicais, confecção de instrumentos com materiais reciclados. E também ensaios com os 6ºs anos para o Festival do Colégio Estrela Sírius. Espera-se que essa proposta possa contribuir para a necessidade que temos da música, na qualidade de vida dos participantes, no seu desenvolvimento educacional, e na sua formação enquanto cidadãos.”
Boa parte do Projeto já se concretizou na elaboração de trabalhos que fizeram parte da Exposição realizada no dia 5 de outubro de 2024, no Pátio Azul da Escola, por ocasião da Reunião de Pais. Conforme mostra a galeria de fotografias do evento, ele foi muito apreciado pelos que visitaram a exposição.
Agora, todos aguardarão que outras etapas do Projeto se concretizem e que, assim como na exposição, os alunos do Ensino Fundamental 2 e a Profa. Cristina agradem até as divindades ligadas à Música como aconteceu com a bela exposição que todos fizeram e pela qual merecem os parabéns!
A Coordenação Pedagógica Geral