Ao concluírem o Ensino Médio, o caminho natural dos estudantes que encerraram a Educação Básica é que ingressem numa Instituição de Ensino Superior para dar continuidade à sua formação profissional, cidadã e pessoal. É claro que alguns podem optar por outros caminhos, mas a maioria dos concluintes do Ensino Médio almejam realizar um Curso Superior na Área com a qual tem mais afinidade ou na qual deseja se formar.
Muitas são as Instituições de Ensino Superior - IES públicas e privadas que oferecem cursos presenciais e/ou à distância em várias áreas de conhecimento, ou seja, nas áreas de Saúde, de Educação, de Linguagens, de Ciências Humanas, de Ciências da Natureza, etc, cursos de Bacharelado, de Licenciatura, de Tecnologia.
No Estado de São Paulo, há uma Instituição pública que é referência mundial na oferta de ensino superior de qualidade: a prestigiada Universidade de São Paulo – USP!
A qualidade e a gratuidade dessa IES fazem com que o processo seletivo para o ingresso em qualquer um dos cursos por ela oferecidos seja muito concorrido. Entrar na USP para realizar um Curso Superior tornou-se, há muito, o sonho de muitos estudantes egressos do Ensino Médio.
Uma estratégia motivadora para que os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estrela Sírius já se ambientem nesse importantíssimo espaço de conhecimento e se sintam futuros alunos de uma Instituição como a USP é levando-os até a Universidade para que conheçam sua infraestrutura, suas atividades, seus museus, seus espaços específicos e salas ambientes etc. Enfim: é realizando uma visita técnica. Para dar início à oferta dessa importante atividade extraescolar, a Coordenadora do Ensino Médio, Patrícia Calcic, enviou a todos os alunos e a seus responsáveis um convite intitulado Por que visitar a USP (anexo).
Duas turmas do Ensino Médio – o 1º e o 2ºs anos – aceitaram o convite e, no dia 1º de outubro de 2024, acompanhados da Professora de Química, Mayara Klimuk Uchiyama, e do Professor de Biologia, Rogério Sicchieroli Soares, realizaram a visita técnica à USP.
Segundo a Profa. Mayara, “O 1º e o 2ºs anos do Ensino Médio do Sírius foram para um passeio memorável à USP. Fomos para o Instituto de Química assistir à palestra “O admirável mundo Nano” dada pelo honorável Prof. Dr. Henrique Toma, um dos maiores químicos atuais do Brasil! Vimos a tabela periódica montada com elementos químicos de verdade. Depois, fomos ao Show da Física no Instituto de Física e, lá, os alunos puderam aplicar seus conhecimentos de Física de maneira divertida e surpreendente. No final, ficaram imersos numa piscina de nuvem de nitrogênio. Foi incrível!”
O Professor Rogério considera que “a contribuição do Médico Veterinário na sociedade vai muito além do cuidado com a saúde dos animais, pois, ao realizar as atividades de sua competência, o veterinário contribui diretamente para a edificação da sadia qualidade de vida da população humana,através de suas responsabilidades profissionais na prevenção de zoonoses transmitidas por animais domésticos, na vigilância epidemiológica e sanitária das cidades, na fiscalização da produção, transporte, armazenamento e comércio de produtos alimentícios de origem animal, na conservação e manejo reprodutivo da vida selvagem e sua biodiversidade, nos laboratórios de análises clínicas, na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções biotecnológicas, dentre outras. Estar em contato com o cotidiano de uma Universidade que forma estes profissionais foi uma experiência enriquecedora e motivadora para os nossos alunos.”, concluiu o Professor após a visita ao Museu de Anatomia Veterinária.
A visita à USP durou o dia todo e, segundo os alunos visitantes, proporcionou um aprendizado valioso, uma integração positiva entre alunos, professores e aqueles que os receberam na Universidade e que, a partir de agora, é contagem regressiva para que, em breve, estejam ocupando as carteiras das salas de aula e atuando nos centros de pesquisas dessa importante Universidade. Afinal, até o poeta Mário de Andrade pediu, em seu poema “Quando eu morrer”, que seu joelho fosse enterrado nela! Querem saber por quê? Pesquisem!
QUANDO EU MORRER
Mário de Andrade
Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.
Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.
No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.
Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.
O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...
Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...
As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.
Por que visitar a USP, acesse o link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1fOvSA2B4pojJ2y-rYmp9wZMLCBZrVFI6/view?usp=sharing
A Coordenação Pedagógica Geral