No dia 23 de maio de 2024, foi publicada no site e nas redes sociais do Colégio Estrela Sírius uma matéria intitulada Exposição de Trabalhos Integrados - Artes & Matemática, Metodologias Ativas e outras estratégias pedagógicas praticadas no Colégio Estrela Sírius (veja em https://www.estrelasirius.com.br/Noticias.aspx?articleId=1466), em que, dentre outros assuntos, foram abordadas quais são e como se caracterizam as METODOLOGIAS ATIVAS praticadas na Escola e que representam um avanço e um diferencial de qualidade no ensino-aprendizagem oferecido por ela.
Nesta matéria, será mostrado mais um exemplo de uma das mais eficazes metodologias ativas: a SALA DE AULA INVERTIDA, desta vez envolvendo os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, no dia 3 de setembro de 2024, na disciplina de Língua Portuguesa: Gramática (para aplicação também na leitura e na produção de textos como deve ser) e estudando a polissemia (fenômeno linguístico em que uma palavra pode ter mais de um sentido, como manga=fruta e manga=parte de uma roupa), a ambiguidade fenômeno linguístico em que uma palavra adquire mais de um sentido, sendo estilisticamente indesejável em texto científico ou informativo, mas é muito usado na linguagem poética e no humorismo; por exemplo: Como está o cachorro do seu tio?) ambos os fenômnenos em que os contextos linguístico e situacional indicam qual a interpretação correta. E palavras homônimas (que têm pronúncia e/ou grafia idênticas, mas significados diferentes) e palavras parônimas (“parecidas”, quase homônimas, mas que se diferenciam um pouco na pronúncia e na grafia), na construção de efeitos de sentido no texto. A disciplina é ministrada pela Professora Luciane Batalhone.
Uma metodologia tradicional, usual, no estudo desses e da maioria dos assuntos seria os alunos terem uma aula teórica, expositiva, feita pelo professor e, em seguida, realizar atividades em casa. Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar: o conteúdo passa a ser estudado em casa (por meio de pesquisa, por exemplo) pelo aluno antes que o professor comece a estudar o assunto e as atividades passam a ser realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante já vem com uma base para realizar aquele estudo, e deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte, assumindo o papel de protagonista do seu aprendizado, que ocorre de maneira mais fácil. O professor, que passa a ser mediador do processo, terá, assim, tempo para apronfundar o estudo dos assuntos.
No caso dos fenômenos linguísticos estudados pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio com a Professora Luciane Batalhone seguindo a metodologia da sala de aula invertida, houve a interação de todos na preparação prévia do assunto e mediação da professora durante toda a aula e, na sequência, a aplicação do estudo na leitura e na redação desses alunos.
Aprender “com antecedência por meio de pesquisa”, antes do estudo em sala de aula, facilitando seu aprendizado, e saber como usar um conhecimento na prática são os desejos de todos os que o ensinam e os que o aprendem, ou seja, saber para que serve a aquisição de um conhecimento.
Parabéns à Professora Luciane pelo excelente trabalho!
A Coordenação Pedagógica Geral.