O Museu do Ipiranga, nome mais conhecido e popular do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1895, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e sendo o museu mais antigo e o mais visitado da cidade de São Paulo atualmente. Também é um dos mais antigos do país. Ele está localizado no Parque da Independência, sendo abrigo de diversos artefatos relacionados à época em que esse fato histórico ocorreu. Possui um acervo com cerca de 150 mil itens que fazem do Museu uma instituição científica, cultural e educacional em atuação na História.
No final de 2013, o Museu do Ipiranga foi fechado para reparos na construção, para restauração de peças e para recuperação do que sofreu danos provocados pela ação do tempo, dentre outros. Foi reaberto esplendoroso em 2022, na data de comemoração dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
Além do Museu, destacam-se em beleza seus jardins, uma réplica em miniatura dos Jardins do Palácio de Versalhes na França.
Destaque ainda para a Cripta, local onde estão os restos mortais de Dom Pedro I — seu corpo, pois seu coração permaneceu em Portugal atendendo a um pedido que ele fez em seu leito de morte - e de suas duas esposas, as imperatrizes Leopoldina e a Amélia.
Reaberto depois de 9 anos de reforma, o Museu passou por profundas transformações para a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, reabrindo com o dobro do tamanho, acrescido com uma área subterrânea e com capacidade para receber até 11 exposições simultâneas e com a expectativa de que de 900 mil a 1 milhão de pessoas o visitem.
Fazendo parte dos ilustres visitantes do “novo” Museu e com a certeza de que o ensino e a aprendizagem se tornem mais efetivas quando ocorrem em espaços significativos para o que se está estudando, ou seja, “in loco”, no caso, que o estudo de tudo que envolve o Independência do Brasil e suas consequências são estudados de maneira primorosa no Museu do Ipiranga, o Colégio Estrela Sírius promoveu um estudo de campo realizado nele aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental 2 nos dias 12 e 24 de setembro de 2024, acompanhados de monitores e de professores.
Além do significativo conhecimento adquirido, os alunos puderam se maravilhar com a beleza e a importância de tudo que há no Museu, e puderam interagir com colegas e com os acompanhantes, fazendo do dia da visita uma data inesquecível em suas vidas.
Esta é mais uma atividade de excelência praticada no Colégio Estrela Sírius na formação cidadã, profissional e pessoal de seus alunos há gerações!
A Coordenação Pedagógica Geral