Alunos e professoras do Ensino Fundamental 1 do Colégio Estrela Sírius mantêm viva a comemoração do Dia da Folclore e de outras tradições!
Originária do inglês, a palavra folclore é a junção de folk=povo + lore=conhecimento: conhecimento de um povo. Na verdade, o folclore são manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade de um povo, transmitidas de geração a geração.
Assim, os elementos da cultura popular que fazem parte da tradição de um povo são sempre parte do FOLCLORE, que, por isso, nunca são esquecidos ou saem de moda. Sabendo dessa tradição, da importância do folclore brasileiro e de manter essa tradição sempre viva, o Colégio Estrela Sírius, anualmente, comomera o DIA DO FOLCLORE – 22 de agosto - por meio de atividades pedagógicas realizadas pelos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental 1 . Neste ano, a atividade foi a exposição de trabalhos relacionados ao Folclore Brasileiro que estão na galeria de fotografias.
Para a UNESCO, que considera o Folclore como Patrimônio Cultural Imaterial, a realização de atividades envolvendo as manifestações folclóricas, como mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc, é uma ação imprescindível.
O dia do folclore começou a ser comemorado desde o dia 22 de agosto de 1846, quando o escritor William John Thoms enviou uma carta à Revista The Atheneum e ela foi publicada naquela data expondo sua importância em qualquer cultura/nação. Os pioneiros no estudo do folclore são Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm; nos Estados Unidos, em 1878, foi fundada a Sociedade do Folclore (Folklore Society), chegando ao Brasil uma versão dela a partir dos estudos de Luís Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Florestan Fernandes.
São personagens do Folclore Brasileiro: o Saci-Pererê, que é um dos seus personagens mais famosos; Cuca; Curupira; Lobisomem; Mula sem Cabeça; Boto Rosa; Negrinho do Pastoreio; Boitatá; Caipora; Iara, a Mãe D´água; dentre outros.
Não é só a comemoração e tudo que envolve o Folclore Brasileiro que se mantêm vivos no Colégio Estrela Sírius. A Escola realiza atividades artísticas, literárias, culturais e outras nas comemorações de datas históricas nacionais importantes, além de manter semanalmente e, de maneira especial mensalmente com todos os alunos, a execução do Hino Nacional Brasileiro, numa belíssima expressão de amor ao Brasil, o que nunca deve deixar de acontecer e que faz parte essencial da formação de seus alunos há gerações!
A Coordenação Pedagógica Geral