Exposição de Trabalhos Integrados - Artes & Matemática, Metodologias Ativas e outras estratégias pedagógicas praticadas no
Colégio Estrela Sírius
Em matérias publicadas no site e nas redes sociais do Colégio Estrela Sírius no primeiro bimestre de 2024, foram mostrados alguns dos diferenciais de excelência de ensino oferecidos pela Escola.
Nesta matéria, o primeiro tema serão as estratégias de ensino praticadas na Escola que têm por objetivo principal incentivar seus estudantes a buscarem conhecimentos de forma autônoma, participativa e, por isso, bem sucedida. Essas estratégias, em que o aluno é protagonista na construção de seu conhecimento, são as chamadas METODOLOGIAS ATIVAS, tais como: Aprendizagem baseada em problema (estudo de casos), Aprendizagem baseada em projetos (conhecimentos adquiridos na aplicação prática de projetos pedagógicos especiais elaborados pela Escola), Aprendizagem Baseada em Times (trabalhos em grupo), Gamificação (aprendizagem obtida por meio de elementos de jogos) e Sala de Aula Invertida (pesquisa realizada pelo alunos sobre tema que ainda será dado em sala de aula pelo professor) são algumas das Metodologias Ativas praticadas com frequência no Colégio Estrela Sírius. Afinal, essas estratégias vem ao encontro da BNCC- Base Nacional Comum Curricular -, que defende uma
Educação baseada na autonomia e no desenvolvimento dos estudantes. Além disso, há o fato de que algumas das competências exigidas pela BNCC podem ser alcançadas através das metodologias ativas. Afinal, a Base Nacional foca em atividades que estimulam:
Outra prática pedagógica de sucesso é a interdisciplinaridade, que é a integração entre duas ou mais áreas do conhecimento humano.
Recentemente, os docentes de Matemática (Jeisa Souza, Taiana Couceiro e Luciana Faustino Guimarães), Fisica (Luciana Faustino Guimarães) e Artes (André Eduardo Ribeiro) realizaram um trabalho integrado com os alunos do Ensino Fundamental 2 que resultou numa excelente exposição, em que, por meio de um processo de Curadoria, ou seja, pela seleção de trabalhos pelos professores que se reuniram para a escolha de quais fariam parte da exposição. (vejam a Galeria de Fotos).
Para quem argumenta que Artes (Área de Linguagens) nada tem a ver com Física (Área de Ciências da Natureza) e com Matemática, porque são de áreas do conhecimento humano diferentes – e essa afirmação não é verdadeira, pois a divisão do conhecimento em áreas é didática, mas elas se interrelacionam, dialogam entre si - e os belíssinos e importantes textos abaixo, de autoria dos professores envolvidos nesses trabalhos integrados, mostram exatamente como isso acontece:
O CALEIDOSCÓPIO, com seus padrões hipnotizantes e infinitas combinações de formas e cores, é uma maravilha que une a Arte à Matemática. Esse dispositivo óptico utiliza reflexos múltiplos para criar padrões simétricos, baseando-se em princípios matemáticos como a geometria e a teoria das cores. Os espelhos dispostos em ângulos específicos refletem e multiplicam as imagens, formando padrões intricados que são um reflexo da precisão matemática por trás de sua construção. Além disso, a simetria presente nos padrões do caleidoscópio é um conceito matemático fundamental, demonstrando como a Matemática está intrinsecamente ligada à beleza visual. Assim, o caleidoscópio é uma manifestação fascinante da interseção entre a Matemática e a Arte, inspirando tanto os amantes da estética quanto os entusiastas da ciência.
A CÂMARA ESCURA é um exemplo fascinante da união entre a estrutura matemática e física na captura de imagens. Esta simples caixa escura, com um pequeno orifício em uma das extremidades, utiliza os princípios da óptica geométrica para projetar uma imagem invertida e em escala reduzida no interior da câmara. A luz que entra através do orifício se propaga em linhas retas, formando uma imagem nítida na superfície oposta, com base nos conceitos de reflexão e refração da luz.
Por trás dessa imagem projetada está uma intrincada rede de relações matemáticas e físicas. A distância focal, o tamanho do orifício e a distância entre o orifício e a superfície de projeção são fatores cruciais que determinam as características da imagem resultante. Além disso, a geometria da câmera escura desempenha um papel essencial na formação da perspectiva e na nitidez da imagem. Assim, a câmera escura não só exemplifica os princípios fundamentais da óptica geométrica, mas também destaca a importância da Matemática na compreensão e na criação de dispositivos ópticos que revolucionaram a arte e a ciência da fotografia.
OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS desempenham um papel fascinante na Arte, proporcionando estrutura, forma e volume às criações dos artistas. Desde os tempos antigos, os artistas têm utilizado formas como cubos, esferas, cilindros e pirâmides para criar esculturas, pinturas e instalações. A precisão e a simetria dos sólidos geométricos podem transmitir uma sensação de ordem e equilíbrio, enquanto sua manipulação criativa, pode evocar uma variedade de emoções e significados. Além disso, a interação entre a luz e a sombra nos sólidos geométricos pode criar efeitos visuais impressionantes, adicionando profundidade e dinamismo às obras de arte. Em resumo, os sólidos geométricos são elementos fundamentais que os artistas utilizam para explorar a forma, o espaço e a composição em suas criações artísticas.
OS MÓBILES ARTÍSTICOS são uma representação magnífica do equilíbrio delicado entre a Física e a Matemática. Essas esculturas suspensas ganham vida com o movimento suave e harmonioso, graças à interação complexa entre as leis da Física e os princípios matemáticos subjacentes. A distribuição cuidadosa do peso e a posição estratégica dos elementos são essenciais para garantir que o móvel permaneça em equilíbrio, enquanto a simetria e proporção geométrica proporcionam uma estética cativante. Além disso, os cálculos precisos de torque, centro de massa e momento de inércia são fundamentais para garantir que cada parte do móvel contribua para a estabilidade geral da estrutura. Assim, os móbiles artísticos não apenas encantam os espectadores com sua beleza em movimento, mas também demonstram a intrincada interconexão entre a Física e a Matemática na criação de obras de arte cinética.
A exposição desses trabalhos integrados foi realizada a partir do dia 27 de abril de 2024, data em que também ocorreu a 1ª Reunião de Pais, justamente para que visitassem a exposição. A Coordenação Pedagógica Geral parabeniza os docentes de Artes, Matemática e Física pela proposta de trabalhos integrados, os alunos pela realização desses trabalhos e todos os professores do Colégio, que, diariamente, colocam em prática as estratégias mais modernas e eficazes no ensino e na aprendizagem de conhecimentos na Escola!
Coordenação Pedagógica Geral