Segundo a Professora Daniela Trindade, que ministra a disciplina de Língua Inglesa no Fuindamental 2 e no Ensino Médio do Colégio Estrela Sírius, “Um Programa Bilíngue transcende a mera inclusão de aulas de língua estrangeira ou carga horária estendida.
Diferenciando-se de Escolas Bilíngues, que integram currículos lecionados em português e na língua adicional, ou escolas internacionais, que seguem o currículo de seu país de origem, o Projeto Bilíngue é um conjunto de serviços oferecidos por uma empresa terceirizada. Nossa escola recebe todo o suporte necessário da Editora FTD, desde materiais didáticos até orientação pedagógica, com uma abordagem centrada no aluno.
Bimestralmente, recebemos a visita de consultoras pedagógicas que assistem às aulas de nossas professoras e as direcionam para que a didática em sala de aula, recursos utilizados e método de ensino estejam sempre de acordo com os critérios da editora e do programa.
A essência da metodologia utilizada no colégio reside em proporcionar aos alunos uma exposição natural e gradual ao idioma, com uma abordagem centrada no aluno. Com isso, nossas atividades incorporam métodos como aprendizagem baseada em projetos, imersão e CLIL (Contentand Language Integrated Learning).
Esta abordagem não apenas promove a compreensão conceitual, ela também oferece aos alunos uma experiência educacional enriquecedora e, assim, capacita os alunos para um mundo globalizado e multicultural.”, completa a Professora.
Além do investimento feito pelo Colégio Estrela Sírius na oferta de um Programa Bilingue, de capacitação docente, de excelente material de apoio, etc, em 2024, a Escola fez um valioso investimento na montagem de uma “sala ambiente” para o ensino de Língua e Cultura Inglesas para os alunos de todos os segmentos e turnos, um belo e equipado Laboratório de Inglês!
O que aqui foi exposto é mais um diferencial de qualidade de ensino do Colégio Estrela Sírius no que se refere à Educação Bilingue e, como opina Ofélia Garcia: “ A educação bilíngue não é apenas sobre aprender duas línguas, mas sobre navegar em dois mundos culturais e desenvolver uma compreensão mais profunda da diversidade humana."
Coordenação Pedagógica Geral
Colégio Estrela Sírius