ÁREA
RESTRITA

Homenagens a Ziraldo no Colégio Estrela Sírius. Ontem e hoje!

12/04/2024
Homenagens a Ziraldo no Colégio Estrela Sírius. Ontem e hoje! - Colégio Estrela Sirius. São Paulo, SP


     Ziraldo Alves Pinto, conhecido como Ziraldo, nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga/MG; aos 6 anos, publicou seu primeiro desenho no jornal “Folha de Minas” e, aos 12 anos, começou a escrever histórias em quadrinhos com a personagem capitão Tex.

 

     Desde muito jovem, começou a trabalhar como ilustrador, publicou histórias em quadrinhos e atuou em jornais e revistas enquanto realizava o Curso de Direito, formando-se em 1957, mas nunca exercendo a profissão de advogado.

     Até o ano de 1960, publicou em importantes revistas da época, como A Cigarra e O Cruzeiro, quando então, pioneiro, editou a revista em quadrinhos A Turma do Pererê, que deixou circular em 1964 com o início da Ditadura Militar. Durante a Ditadura, em 1969, foi um dos fundadores do importante periódico O Pasquim, jornal sob a mira do regime militar. No mesmo ano, publicou Flicts, seu primeiro livro infantil.

 

     Em 1980, veio o grande sucesso editorial de Ziraldo: O menino maluquinho. Com ele, Ziraldo passou a ser mais conhecido como autor infantil, publicando vários livros e alterando sua trajetória como cartunista e jornalista. Além das obras citadas, são do autor: Jeremias, o bom (1969);O planeta Lilás (1979); O bichinho da maçã (1982); O menino marrom (1986); O joelho Juvenal (1989); O menino quadradinho (1989) ; Vito Grandam (1995); Uma professora muito maluquinha (1995); O menino do rio doce (1996); Tia nota dez (1996); Os dez amigos (2001); Menina Nina (2002) O menino e seu amigo (2003); O aspite (2005); O menino da Lua (2006); Menina das estrelas (2007); Rolim (2009) , dentre muitas outras que lhe valeram vários prêmios ao longo da carreira.

 

      No dia 06 de abril de 2024, aos 91 anos, Ziraldo faleceu por causas naturais. O Instituto Ziraldo é responsável pela preservação e divulgação do acervo do artista.

 

     Com a morte de Ziraldo, as homenagens ao escritor e cartunista se multiplicaram e é evidente que o Colégio Estrela Sírius não poderia ficar de fora, relembrando uma linda e importante atividade feita na Escola no ano de 2015: a MOSTRA CULTURAL OBRAS DE ZIRALDO, em que cada turma do Ensino Fundamental 1 apresentou uma obra diferente do autor.  Na Galeria de Fotos, há imagens sobre a Mostra e sobre as obras trabalhadas, inclusive a do aluno Leonardo dos Santos Furtado, o Léo, também conhecido como o “Menino Maluquinho do Colégio Estrela Sírius”! Ele está segurando um desenho autografado pelo homenageado.

     Embora outro importante escritor infantil -Maurício de Souza - tenha dito que “perdeu um irmão. Das letras, dos traços e da vida”, artistas como ele e Ziraldo nunca morrem, pois são eternizados pelo seu legado: pelas maravilhosas obras que criaram e com as quais presentearam a humanidade!

 

Coordenação Pedagógica Geral

Colégio Estrela Sírius

 



Abrir o link


Últimas Notícias

veja mais
Voltar
desenvolvido por Gerenciamento de Conteúdo