ÁREA
RESTRITA

CINEMA E HISTÓRIA, a primorosa disciplina eletiva do Ensino Médio do Colégio Estrela Sírius!

26/08/2024
CINEMA E HISTÓRIA, a primorosa disciplina eletiva do Ensino Médio do Colégio Estrela Sírius! - Colégio Estrela Sirius. São Paulo, SP


     Desde a sua origem, o Cinema já mostrava fortes relações com a História através de filmes que exploravam a possibilidade de registrar cenas da vida real. Na primeira exibição da primeira película cinematográfica - La sortie du train de la ciotatem que se registra a cena da saída de operários de uma fábrica no final do expediente -  realizada no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895 pelos Irmãos Lumière,   ocorreu a apresentação pública do seu invento: o Cinematógrafo e, a partir dele, o Cinema.

     No início, o Cinema era um meio de entretenimento, como um movimento rápido de uma sequência fotográfica, mas ele logo se mostra como um meio de contar a História utilizando imagens de acontecimentos do passado ou contemporâneos enquanto traz consigo críticas e reflexões socioculturais. Após essa fase, chamada Cinema Mudo, aprimora e faz um estudo mais a fundo sobre acontecimentos históricos que marcaram o mundo, evolui criando imagens mais belas (algumas sublimes), introduzindo linguagens sonoras (a fala, a Música, com trilhas sonoras memoráveis), tornando-se, aos poucos, a Sétima Arte. A História na História do Cinema está contada em pequenas produções e superproduções, tornando-se um dos veículos mais prazerosos e eficazes na aquisição de conhecimentos sobre os acontecimentos e as personagens mais importantes da História da humanidade. 

     No decorrer do século XX até a atualidade, o Cinema é peça-chave em diversos acontecimentos e eventos mundiais, caminhando de mãos dadas com a História – e com outras áreas das Ciências Humanas como a Política, a Filosofia e a Sociologia – com as Linguagens – como a Arte e a Literatura – e com as Tecnologias.

     No Colégio Estrela Sírius, desde o início de 2024, os alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de estudar, na DISCIPLINA ELETIVA Cinema e História, essas estreitas relações entre ambas e, para completar as sedutoras estratégias no estudo dessas relações, o Professor que a ministra, Alexandre Guanaes Buongermino, selecionou como um dos movimentos cinematográficos introdutórios  dos seus estudos, o Expressionismo Alemão, que, dentre muitas outras características, utiliza sombras e contrastes, temas inquietantes, além de cenários, maquiagens e figurinos exagerados, estabelecendo as bases para dois grandes gêneros do cinema moderno: o filme de terror e o filme noir.  São célebres nesses gêneros os filmes O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920); Metrópolis (Fritz Lang, 1927); Nosferatu (F.W. Murnau, 1922); M, o Vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang, 1931);  O Homem Que Ri (Paul Leni, 1931), dentre outros de fases posteriores que foram influenciados pelo Movimento(como a filmografia de Tim Burton, por exemplo).

     Ao longo dos estudos, o Prof. Alexandre e sua turma também estudaram Cinema Brasileiro, Cinema Documental, Cinema Europeu, obras cinematográficas da Índia, do Japão e da Coreia do Sul, além, é claro, das produções hollywoodianas.

     Assim como em muitos filmes inesquecíveis do Cinema de todos os tempos, a eletiva Cinema e História terá um final muito feliz, pois os alunos que a realizam estão preparando ao longo deste semestre uma produção cinematográfica que será exibida para todos no final do ano. Sobre ela, segredo absoluto. Aguardem...

 

Coordenação Pedagógica Geral

 



Abrir o link


Últimas Notícias

veja mais
Voltar
desenvolvido por Gerenciamento de Conteúdo