Acontece

As atividades de Finalização das Eletivas/2025 mostraram o aprofundamento e o sucesso dos estudos nelas realizados!

     Uma matéria do início de 2024 abordou as principais informações sobre a Reforma do Ensino Médio, que apresentou desafios e a necessidade de investimentos para as escolas públicas e privadas brasileiras. As mudanças foram muitas e, uma das principais ocorreu com a inclusão dos Itinerários Formativos, estudos aprofundados em determinada área do conhecimento humano, que pode ser escolhido pelo aluno conforme seu Projeto de Vida (outra novidade da Reforma), ou seja, estudos das áreas de Linguagens e suas Tecnologias; ou de Matemática e suas Tecnologias; ou de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ou de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ao escolher um Itinerário, ou seja, o aprofundamento em determinada área do conhecimento humano, o aluno ainda pode ter algumas opções de escolha dentro dele, personalizando ainda mais a sua jornada. Ele pode optar por DISCIPLINAS ELETIVAS, que são integrantes dos itinerários, oferecidas e cursados desde o início do Ensino Médio. A matéria completa e detalhada sobre tudo isso está no site da Escola no link Disciplinas Eletivas 2024 - https://www.estrelasirius.com.br/Noticias.aspx?articleId=1460

     Em 2025, os alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental 2 conheceram de perto cada uma das 4 (quatro) disciplinas Eletivas oferecidas aos alunos do Ensino Médio como Travessia para o novo segmento no próximo ano. Veja em Travessia do 9º Ano: Apresentação das disciplinas eletivas do Ensino Médio.https://www.estrelasirius.com.br/Noticias.aspx?articleId=1518

     As Disciplinas Eletivas oferecidas neste ano aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estrela Sírius, ministradas pelos professores do segmento, foram as seguintes: Fazendo Ciência: na teoria e na prática, com a Profa. Dra. Mayara Uchayama; Conhecimentos para aspirantes a curso da área da Saúde, com o Professor Rogério Scchieroli Soares; História, Cultura e Sociedade: Diferentes perspectivas, com o Professor Alexandre Guanaes Buongermino; e Comunicação, Teatro e Literatura, com o Professor César Rodrigues.

     No dia 2 de dezembro de 2025, essas disciplinas foram finalizadas com a entrega dos Certificados de participação dos alunos na Eletiva escolhida e realizada em 80 (oitenta) horas cada, um presente da Coordenação Pedagógica Geral (Profa. Rosa Beloto), e com uma apresentação delas a todos os alunos e famílias, aos professores, às Coordenações e à Direção, marcando sua finalização. Para que os próprios professores responsáveis pelas Eletivas 2025 relatem como ocorreram essas finalizações, eles têm a palavra:

1.Eletiva Fazendo Ciência: na teoria e na prática:

     Conforme relato da Profa. Mayara,  “Na data, foi realizado o evento de formatura da eletiva de Ciências. Os alunos foram divididos em grupos em que abordaram os seguintes temas: 1) o que é ser cientista e como aplicar a metodologia científica; 2) Fake News: como identificar e quais as consequências disso; e 3) um novo olhar sobre as principais teorias científicas a partir de novas descobertas: teoria da origem do universo e da vida, e idade dos fósseis. Os grupos envolveram os pais em atividades como: avaliar o pH de alguns compostos presentes em nosso dia-a-dia, indicando a periculosidade de produtos de limpeza; também foram convidados a encontrar fósseis de dinossauros enterrados na areia e depois fazer a identificação dos mesmos, e, por último, avaliar algumas notícias que ganharam notoriedade há um tempo e classificarem se era fake News ou não. O resultado da atividade foi muito satisfatório, pois conseguimos atingir os objetivos. Os pais participaram e relataram terem aprendido, ficaram surpresos com tudo que foi proposto a eles.

     Os estudantes aprendem muito com esse tipo de atividade, pois além de habilidades artísticas, é preciso interagir em grupo, fazer planejamento e se organizar, aprender a falar com diferentes públicos, além de ser uma oportunidade de refletirem sobre o que eles aprenderam e valorizarem tudo isso. A atividade foi um sucesso!”, conclui a Professora.

2.Eletiva História, Cultura e Sociedade: Diferentes perspectivas

     Segundo o Prof. Alexandre Buongermino, “A disciplina teve a sua finalização com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do 4º bimestre. Criamos trabalhos de stencil (moldes), que foram reproduzidos / pintados em um painel como representação do tema “Cultura de Rua”. Essa atividade foi desenvolvida em aula, com a supervisão do professor. Como complemento da atividade “Cultura de Rua”, disponibilizamos um painel em branco, para a interação de todos os presentes, para o desenvolvimento de sua “arte”. Outra atividade foi a apresentação de um vídeo, produzido e narrado pelos alunos, sobre a História do Rádio e da Televisão, com destaque para o desenvolvimento desses importantes meios de comunicação. Parte dessa atividade (áudio) foi gravada nas dependências da escola, e a edição e pesquisa de imagens, na casa dos alunos.

     Considero o desenvolvimento das atividades bastante positivo, com a participação ativa dos pais e alunos, principalmente com o uso do spray no painel branco.

Alguns alunos compareceram e expuseram aos visitantes os conceitos desenvolvidos nos painéis, referentes à “Cultura de Rua”, ao uso do stencil, além do uso do spray, demonstrando, assim, esclarecimentos e desmistificando conceitos sobre a atividade. Os visitantes também se mostraram bastante participativos, já que o painel foi pintado por completo, aproveitando a oportunidade para ampliar uma vivência diferente.

     As atividades expostas procuraram trazer aos participantes uma visão de conjunto ao que foi apresentado, ao mesmo tempo em que o vídeo procurou informar sobre o desenvolvimento histórico do rádio e da televisão; os painéis expuseram a arte de rua, muitas vezes combatida e confundida com vandalismo. O objetivo da apresentação foi propor um diálogo entre diferentes meios de comunicação (Rádio, televisão, painéis), o entendimento amplo sobre o tema, com uma linguagem lúdica, clara, humorada e conectando as diferentes linguagens. Esse conjunto de competências e de habilidades em relação à linguagem e a tudo que é passado de geração a geração utilizando-a (cultura) são imprescindíveis para a formação dos alunos”, completa o Prof. Alexandre. . 

3.Eletiva Comunicação, Teatro e Literatura:

     Conforme relata o Prof. César, “Durante o encerramento da disciplina Comunicação, Teatro e Literatura foi realizada uma atividade prática de jogos teatrais conduzida por cinco alunos. A dinâmica integrou pais, professores e alguns ex-alunos presentes no evento, formando um grupo heterogêneo que podem vivenciar, em conjunto, exercícios clássicos de improvisação, expressão corporal e escuta ativa. A proposta surgiu a partir dos estudos desenvolvidos ao longo do semestre, nos quais a turma explorou a linguagem teatral como ferramenta comunicativa. Os jogos selecionados foram simples, diretos e acessíveis, permitindo que pessoas sem experiência prévia em teatro participassem com naturalidade. Houve momentos de improvisação guiada, pequenos desafios de expressão facial e corporal e exercícios de interação rápida, sempre mediados pelos próprios estudantes. A condução dos cinco alunos evidenciou autonomia, preparo e capacidade de organizar um grupo diverso, assegurando que todos se sentissem incluídos na experiência.

     A atividade gerou resultados pedagógicos como: aumento da participação espontânea de pais e professores, que se envolveram com leveza e receptividade; demonstração de liderança e clareza comunicativa por parte dos cinco alunos responsáveis, que articularam instruções, modelaram o ritmo da dinâmica e acolheram as respostas dos participantes; fortalecimento da coesão do grupo, já que o jogo teatral favorece o riso, o compartilhamento e a sensação de pertencimento; visibilidade do trabalho desenvolvido na eletiva, permitindo que a comunidade escolar testemunhasse, na prática, o potencial formativo da disciplina”, comenta o Professor César.

     Os jogos teatrais possuem natureza essencialmente formativa. São exercícios que mobilizam espontaneidade, flexibilidade de pensamento e desinibição, além de promoverem consciência corporal e abertura ao outro. No contexto educacional, funcionam como uma ponte entre a reflexão teórica e a experiência vivida, ajudando os estudantes a desenvolver:

  • Autoconfiança para falar em público, enfrentando o medo de errar;
  • Capacidade de improvisação, fundamental para comunicação interpessoal e resolução criativa de problemas;
  • Escuta ativa, pois o jogo teatral exige atenção à fala e ao gesto do outro;
  • Empatia e cooperação, já que as cenas só se constroem quando o grupo aceita a proposta coletiva.

     Para o Prof. César, a atividade foi bem-sucedida em sua proposta e cumpriu com clareza seus objetivos formativos. Os alunos demonstraram maturidade, domínio dos conteúdos estudados e habilidade para conduzir um grupo heterogêneo com segurança e criatividade. O envolvimento do público confirmou que a abordagem adotada pela eletiva é capaz de gerar engajamento e promover desenvolvimento socioemocional.

4.Eletiva Conhecimentos para aspirantes a curso da área da Saúde

     Os alunos da Eletiva em Saúde finalizaram o curso com a apresentação de pôsteres científicos, elaborados após levantamentos e revisões bibliográficas em temas de saúde perenes na existência humana. O resultado foi a exposição desses materiais informativos, confeccionados em concordância com a normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e a explanação do conteúdo dos mesmos aos visitantes, bem como o esclarecimento de eventuais dúvidas. O professor da Disciplina de Biologia, Rogerio Sicchieroli Soares, reitera a importância desse aprendizado para os seus alunos, pois a confecção e a apresentação de trabalhos científicos em Universidades durante o período de formação acadêmica, e em Congressos durante a vida profissional, permearão o caminho desses futuros profissionais da Saúde.

     O interesse dos visitantes pelos pôsteres científicos e seus respectivos temas sensíveis em Saúde confirmaram a atualidade desse modelo de apresentação científica como fonte de informação para o público, que, cada vez mais se preocupa com a própria longevidade e a busca de uma sadia qualidade de vida.

     A finalização de todas as quatro disciplinas Eletivas/2025, como se pode constatar, foi um sucesso! Os objetivos foram todos atingidos, os estudos foram aprofundados e ficou a expectativa sobre quais serão as Eletivas oferecidas aos alunos do Ensino Médio em 2026. Então, aguardem que vem estudo de excelência no próximo ano!

 

 

A Coordenação Pedagógica Geral

 

Colégio Estrela Sírius

Galeria de fotos

® Copyright Colégio Estrela Sírius 2010 - 2025. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional