Acontece
25/11/2025
Alunos dos 6ºs anos do Colégio Estrela Sírius conhecem a melhor produção artística do século XIX à atualidade
A palavra pinacoteca vem do grego pinax, que significa “quadro”. O substantivo, assim, é coletivo de quadros. Em São Paulo/SP está localizado o Museu mais antigo do Estado e um dos mais importantes do Brasil, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911: a Pinacoteca de São Paulo, que é principalmente voltada para a produção artística brasileira produzida entre o século XIX e a atualidade.
A Pinacoteca de São Paulo abriga um dos maiores e mais representativos acervos de Arte Brasileira, com mais de 12 mil peças, a maioria fazendo jus à origem de seu nome que vem do grego: quadros com pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Também há uma coleção de trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil - a Coleção Brasiliana. Destaque para a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do Modernismo Brasileiro,, dentre outras coleções.
Dessa forma, visitar a Pinacoteca de São Paulo é um meio de conhecer as obras de artistas de destaque na Pintura e nas demais modalidades, estilos, tendências e escolas artísticas conhecidas e admiradas dentro e fora do Brasil. Foi exatamente por isso que, no dia 9 de setembro de 2025, os alunos dos 6ºs anos A e B do Ensino Fundamental II do Colégio Estrela Sírius, acompanhados pelas Professoras Cristina e Silze, realizaram uma visita técnica e monitorada à Pinacoteca.
Na opinião da Coordenadora do Ensino Fundamental II, Profa. Vera Coelho, “a visita à Pinacoteca proporcionou aos alunos uma experiência significativa de contato direto com obras de arte, estimulando a observação, a sensibilidade estética e o interesse pela Arte e pela Cultura. Essa vivência resulta na ampliação do repertório artístico e histórico dos estudantes, permitindo que associem conteúdos trabalhados em sala de aula às expressões visuais e culturais do nosso país. Ao conhecerem diferentes estilos, técnicas e períodos da arte brasileira, os alunos desenvolvem a capacidade de interpretação, reflexão e apreciação crítica das imagens, fortalecendo também o senso de identidade e pertencimento cultural. Além disso, a atividade promove a socialização, o respeito ao espaço público e o comportamento adequado em equipamentos históricos, artísticos e culturais, contribuindo para a formação integral do aluno, não apenas como estudante, mas como cidadão consciente e participativo.”, conclui a Profa. Vera.
A Pinacoteca está instalada em uma arquitetura que também é exemplo artístico, está rodeada de belo e famoso jardim - o da Luz - e tem como vizinha ilustre a Estação (também) da Luz, locais em que o grupo do Sírius e os monitores (guias) também visitaram na ocasião, conforme mostra a galeria de fotografias anexa.
A Arte é uma linguagem importante e especial, e aqueles que a utilizam para expressar sua visão de mundo são seres humanos sensíveis, elevados e que fazem a diferença onde convivem com outros humanos, melhorando os espaços e a vida de todos. Como é de pessoas assim que o mundo precisa com urgência, é de experiências e de contatos com Arte e com artistas como as vivenciadas na visita à Pinacoteca, que o Colégio Estrela Sírius forma cidadãos e indivíduos do bem, éticos e solidários.
Parabéns a todos os envolvidos nessa atividade pedagógica tão necessária!
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL
Profa. Rosa Beloto
Colégio Estrela Sírius